bannerAuxiliarSaude

A Profissão

O Técnico em Saúde Bucal são ocupações da área de saúde, cuja formação está reconhecida nacionalmente (CFO no 185/93, CFO no 209/97) e recentemente com a Lei 11.889/2008 , sancionada pelo presidente da república, colocou-se no rol das profissões regulamentadas por lei.
O T.S.B. compõe a equipe de saúde bucal e realiza atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, atuando nas unidades e serviços de saúde públicos e privados, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família. Devendo este ter os conhecimentos necessários para atuar com competência e desenvolver habilidades para procedimentos próprios na área de saúde bucal, além de executar certos procedimentos clínicos, como restaurar elementos dentários, proceder a profilaxia, adequar o paciente para a intervenção clínica, cirúrgica, ortodôntica e preventiva, sob a orientação de profissionais.

 

Mercado de Trabalho

Os empregos na área de Técnico em Saúde Bucal incluem um vasto campo de trabalho nas unidades básicas de saúde dos municípios e consultórios odontológicos privados, entre outros. Devido à obrigatoriedade de o profissional ter formação no curso para trabalhar na rede pública, houve um aumento significativo e seletivo para esses profissionais.

 

Perfil Profissional

O Técnico em Saúde Bucal são os profissionais que atuam sob a supervisão do cirurgião-dentista nas seguintes atividades:
•    confeccionam modelos em gesso
•    instrumenta os operadores
•    revela e monta radiografias
•    orienta os pacientes sobre a saúde bucal
•    controla a agenda e o movimento financeiro do consultório odontológico ou clínica
•    participam de programas educativos de saúde bucal
•    elabora e participa de levantamentos e estudos epidemiológicos

 

Carga Horária e Duração


Técnico em Saúde Bucal: 1800 h/a

 

Pré-requisitos

Ensino médio completo e ser maior de 18 anos.

Turmas

Semana: De segunda à quinta / Aos sábados

Horários

Semana
Manhã: 7h30 – 11h10
Noite: 18h15 – 21h30

Integral / Sábado: 7h30 – 17h30





botaodecurso