bannerInstrumentacao

Instrumentação Cirúrgica

A Profissão


O profissional de instrumentação cirúrgica atua junto à equipe cirúrgica. Sua função é de extrema importância para o bom desempenho do ato cirúrgico. É da responsabilidade do instrumentador o perfeito funcionamento de instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião. O bom instrumentador se prepara antes da cirurgia começar, prevê o material a ser usado e já conhecendo a equipe cirúrgica pode inclusive preparar o paciente de acordo com a preferência da mesma.
Durante o ato cirúrgico, compete ao instrumentador monitorar o material usado e fazer a solicitação de reposição de material de consumo. Também é importante que o instrumentador esteja atento aos movimentos da equipe cirúrgica, tendo sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.

 

Objetivo

Capacitar o aluno para: ordenar, controlar e fornecer o instrumental e material cirúrgico ao médico cirurgião e seus auxiliares; Auxiliar o trabalho do cirurgião beneficiando o paciente ao reduzir o tempo cirúrgico, diminuindo os índices de contaminação e de infecção pós-operatórias.

 

Mercado de Trabalho

O Técnico em Enfermagem Especializado em Instrumentação Cirúrgica é o profissional que atua no Centro Cirúrgico e em pequenas cirurgias nos setores de Pronto socorro e ambulatório de Hospitais públicos e privados e clínicas.

 

Perfil Profissional

Para atender as demandas do processo produtivo, o especialista de nível Médio em Instrumentação Cirúrgica deve constituir as seguintes competências:

 Considerar a articulação da organização, complexidade, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico, Central de Materiais e esterilização e recuperação anestésica, com o objetivo de integração com a prática profissional.
•    Prever, solicitar, registrar e avaliar os materiais e equipamentos necessários à realização do ato cirúrgico, garantindo a segurança do procedimento cirúrgico e controle administrativo.
•    Instrumentar cirurgias, inclusive aquelas que utilizam tecnologias diferenciadas, aplicando as normas de biossegurança, de forma a garantir que os instrumentais e materiais disponíveis estejam de acordo com a especialidade e o porte cirúrgico.
•    Fornecer os instrumentais solicitados pelo cirurgião ou seu auxiliar, durante o ato cirúrgico, conforme técnica cirúrgica e asséptica.
•    Identificar as situações-problema que exijam a capacidade de raciocínio e pensamento crítico e comprometimento com o conhecimento técnico e científico, garantindo a resolução do problema.
•    Atuar dentro dos limites de sua competência profissional, respeitando os limites e interfaces do contexto multiprofissional em conformidade com a legislação profissional vigente.

 

Carga Horária

220 h/a

Período
06 meses

 

Pré-requisitos

 Ter o curso Técnico em Enfermagem, ensino médio completo e ser maior de 18 anos.

 

Turmas

Semana: Segunda-feira a quinta-feira
Sábado: Sábado e quinta-feira (complemento)


Horários

Semana
Manhã: 7:30 – 11:10
Noite: 18:15 – 21:30

Sábado
Integral: 7:30 – 17:30

 

 

botaodecurso